quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nívea Stelmann não descuida da Educação do filho


Mesmo trabalhando na TV e no teatro, a atriz faz questão de acompanhar de perto a Educação do pequeno Miguel, de 4 anos



Nívea Stelmann passou a infância e a juventude em Paraíba do Sul, no interior do estado do Rio de Janeiro. Aos 17 anos, mudou-se para o Rio para realizar seu sonho de seguir a carreira artística. Começou como modelo, trabalhando em comerciais de TV.

Logo depois, iniciou a faculdade de jornalismo, que acabou trocando pelo curso de Artes Cênicas na Uni-Rio. Também é formada em Cinema pela Universidade Gama Filho. Aos 35 anos, ela já tem 11 novelas no currículo, além de participações especiais em programas e seriados. Também foi repórter do Vídeo Show em 2008.

Atualmente Nívea está começando dois novos trabalhos: a peça "Um lugar chamado Recanto", que estreia na quinta-feira no Rio de Janeiro, e a nova novela das 18h da Globo, Cama de Gato, que começa no dia 5 de outubro.

Em meio a tudo isso, ela ainda encontra tempo para se dedicar ao filho Miguel, 4 anos, fruto de sua relação com o antor e cantor Mário Frias. "Meu filho tem 4 anos e ainda não leva deveres pra casa. Mas sempre brincamos de desenhar, jogamos jogos educativos, conto histórias pra ele. E sempre faço exposições dos seus trabalhinhos de arte. Colo na parede do quarto e chamo toda a família pra incentivá-lo. Ele adora", conta a atriz.

Nesta entrevista concedida a Lika Rodrol, repórter do EDUCAR PARA CRESCER, Nívea fala da importância dos pais na sua formação, dos professores mais marcantes e de como foram seus tempos de escola. Leia a seguir a entrevista:


Qual foi a importância de seus pais na sua formação?
Nívea:
Eles foram responsáveis por tudo o que aprendi com relação à formação do caráter. Respeitar as pessoas, ser honesta, digna, saber me comportar, ter limites etc.

E com os mestres? Algum professor foi especialmente marcante?
Nívea:
Tive excelentes professores. Gostava tanto deles que, antes de ser atriz, fiz magistério. Por um período achei que fosse lecionar para crianças de Eduação infantil. Até hoje me comunico com minha professora de história, dona Simone.

Como era a escola em que você estudou?
Nívea:
Meus pais nunca tiveram dinheiro sobrando. Morava em Paraíba do Sul e, da 1ª a 4ª serie, estudei em escola pública. Minha mãe era professora de história e geografia. Na 5ª série, fui para uma escola particular na cidade vizinha.

Como é a escola do seu filho?
Nívea:
Meu filho estuda na Carolina Patricio, no Rio de Janeiro. É uma escola muito boa que mostra a realidade sem deslumbrar a criança para a ostentação.

Como você escolheu essa escola?
Nívea:
Visitei várias escolas. Essa me deu mais segurança pela maneira com que eles respeitam o tempo de cada um.

O que uma boa Educação deve ter?
Nívea:
Fazer com que a criança sinta prazer em estudar, estimulando-a, para que perceba que é prazeroso. Com regras, limites e rotina, tudo na medida certa.

Como você participa da Educação do Miguel?
Nívea:
Meu filho tem 4 anos e ainda não leva deveres pra casa. Mas sempre brincamos de desenhar, jogos educativos, conto histórias pra ele. E sempre faço exposições dos seus trabalhinhos de arte. Colo na parede do quarto e chamo toda a família pra incentivá-lo. Ele adora.

Você frequenta reuniões escolares, acompanha lições de casa?
Nívea:
Vou a todas as reuniões, levo e busco meu filho na escola quase sempre. Só não vou quando o trabalho não permite mesmo. Aí revezo com o pai. Acho importante esse elo.

Você conhece as professoras do seu filho?
Nívea:
Sim, todas.

Você faz atividades culturais com o Miguel?
Nívea:
Sou atriz, o que facilita muito carregar o Miguel pra todas as peças, inclusive as que faço. Ele inclusive participou da úlima peça infantil que fiz. Também não perdemos os filmes de criança. Assistimos não só no cinema, mas em casa também. Também visito museus sempre que viajamos. Aqui no Rio, ele vai quando tem excursão na escola.

O que faz para incentivá-lo a gostar de ler?
Nívea:
Leio sempre para ele.

Você é uma referência para muitas mães. O que acha realmente relevante para incentivar a melhoria da Educação no país?
Nívea:
Acho que a Educação de casa tem que andar de mãos dadas com a escola. As duas têm igual importância. Por isso, os pais têm que estar em contato direto com a escola do filho. É muito imprtante essa troca de informações. Para melhorar a Educacão do país, só mesmo fazendo com que todas as crianças estudem. O que, infelizmente, ainda não acontece.

A televisão pode ajudar na formação das crianças?
Nívea:
Bons programas, sim. Mas, da mesma maneira que pode ajudar, dependendo do programa atrapalha, e muito. Meu filho tem o previlégio de ficar ligado direto no Discovery Kids e na Cultura. Mas, infelizmente, muitas crianças nem sabem o que é isso.


Nenhum comentário: