quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cinema Popular Nívea Stelmann exibe filmes à toda população



Fonte:
site Diário do Vale



Observação do FC: Você sabia que nossa diva Ni Stelmann possui um cinema com seu nome? Intitulado 'Cinema Popular Nívea Stelmann', o espaço localizado em Paraíba do Sul, cidade natal de Ni, oferece gratuitamente sessão especiais de filmes a toda população da cidade. Para saber maiores detalhes sobre esse brilhante projeto, confiram a matéria especial logo abaixo realizada pelo site 'Diário do Vale'.




Os filmes em cartaz durante o mês de maio, no Cinema Popular Nívea Stelmann, em Paraíba do Sul, não são estreias. Mesmo assim, são sucessos de bilheteria e nunca deixarão de ser lembrados como vencedores dos maiores prêmios da categoria.

Depois de "Cotton Club", exibido no último fim de semana, de amanhã até domingo estará em cartaz "Sete anos no Tibet". Os filmes "Traffic" e "A Missão" também serão exibidos este mês.

A primeira sala de cinema da cidade, em mais de duas décadas, foi inaugurada em 2004. Batizada com o nome de sua conterrânea mais famosa, a ela foi equipada com modernos equipamentos de exibição cinematográfica.

- O Cinema Popular Nívea Stelmann foi criado na revitalização de uma antiga estação ferroviária, que foi transformada num centro de cultura. A sala tem capacidade para comportar 70 pessoas. Tem home theater, ar condicionado, tratamento acústico - cita a presidente da Fundação Cultural de Paraíba do Sul, Lígia Maria Vaz.

Ela conta que o espaço onde funcionava a estação, hoje abriga dois museus, uma galeria de arte, salas de artesanato popular e o Cinema Popular Nívea Stelmann.

- O atendimento do cinema é totalmente gratuito à população, em geral, e existem convênios com as redes públicas de ensino, tanto a municipal quanto a estadual - acrescenta.

As sessões abertas a toda a população acontecem os fins de semana - sextas, sábados e domingos, sempre às 19 horas. Durante a semana, a sala é aberta para os estudantes das escolas públicas, em sessões especiais.

- Dentro do projeto, temos um atendimento especial chamado "Cinema da Hora", dirigida aos idosos. Todas as quintas-feiras, o Cinema Popular exibe filmes escolhidos por eles próprios, em sessões vespertinas - diz Lígia.

Anualmente, por meio do Cinema Popular, são promovidos o Festival do Minuto e o Festival de Filmes Nacionais, com mostra de cinema. Os eventos acontecem sempre em novembro e exibem, não só as grandes produções do cinema, mas filmes de curta-metragem produzidos em Paraíba do Sul.

- Na fundação, promovemos oficinas de capacitação em cinema, para jovens, voltadas à produção de curtas-metragens. Em novembro, os trabalhos são exibidos ao público, em geral. Assim, sem júri, damos oportunidade para que todos participem - afirma.

Segundo a presidente da fundação, os jovens se inscrevem e, nas oficinas, recebem lições de cinegrafia, criação, noções de audiovisual e edição. Lígia frisa que essa disciplina é aplicável também em outras áreas, não só no cinema. As oficinas acontecem desde 2005 e são dirigidas a toda a população - inclusive a quem já trabalha com filmagem e produção de vídeo.

- Jovens, alunos de escolas públicas ou particulares, adultos e profissionais que já estão na área. Todos podem vir e se aprimorar, aprender técnicas diferentes. Não há restrições, as oficinas são abertas a todos - enfatiza.

Depois de 20 anos

Lígia explica que o Cinema Popular nasceu de um projeto piloto, elaborado durante o governo anterior ao atual. Hoje, a manutenção da sala de cinema é feita pela Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul e a administração fica a cargo da Fundação Cultural.

- Ficamos mais de 20 anos sem ter um cinema que atendesse ao público, em geral. O projeto, que já existia, foi acolhido pela Secretaria de Estado de Cultura, que equipou a nossa e outras cidades no interior do estado onde também não havia cinema - conta.

A programação é feita por mês, buscando sempre atender às sugestões de filmes da própria população. Este mês, por exemplo, estão sendo exibidos sucessos de bilheteria e produções premiadas.

Com Richard Gere no papel principal e direção de Francis Ford Coppola, "Cotton Club", o primeiro filme do mês, recebeu em 1984 oito indicações ao Oscar e duas ao Globo de Ouro. Quem for ao cinema no próximo fim de semana, verá Brad Pitt na pele de um alpinista que, com a única intenção de escalar um dos picos mais altos do mundo, acabou se tornando confidente do Dalai Lama, em "Sete anos no Tibet".

- O Cinema Popular foi uma coisa muito boa que aconteceu em nossa cidade. Ele tem proporcionado lazer e diversão a pessoas de todas as idades e agora, em especial, aos idosos também. É, sem dúvida, um projeto excelente - elogia Lígia.

Serviço

Nas próximas semanas - "Traffic", entre os dias 21 e 23, e "A Missão", de 28 a 30 de maio. Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início de cada filme. Aos fins de semana, as sessões ocorrem sempre às 19h. O Cinema Popular Nívea Stelmann fica no Centro Municipal de Cultura Profª Maria e Lourdes Tavares, na Av. Bento Gonçalves Pereira s/n - Antiga Estação Ferroviária, no Centro de Paraíba do Sul. Informações: (24) 22631306 ou 22636116


Nenhum comentário: