segunda-feira, 13 de setembro de 2010

É hoje: Sete Pecados volta às telinhas na sessão do "Vale A Pena Ver de Novo"



Entrando já no clima da reprise da novela "Sete Pecados" que a partir de hoje volta ao ar na sessão do "Vale A Pena Ver de Novo" na Rede Globo, o FC destaca alguns pontos MARCANTES da trama.







A trama:
- Novela livremente inspirada em A divina comédia, de Dante Alighieri, e Fausto, de Goethe. Soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria, os sete pecados capitais, definem as personalidades dos personagens da trama de Sete pecados. Assim como os pecados, os personagens também tinham as virtudes: humildade, caridade, paciência, diligência, generosidade, temperança e castidade. Através desse jogo de opostos, a história era narrada.

- A trama tem início quando a jovem Beatriz (Priscila Fantin) decide se consultar com uma cartomante indicada por sua mãe, Rebeca (Elizabeth Savalla). Custódia (Claudia Jimenez), a cartomante, diz a Beatriz que ela precisa prestar atenção na forma como conduz sua vida, pois ela convive com os sete pecados capitais. A cartomante diz que Beatriz só será feliz quando deixar os pecados de lado em nome de um grande amor. Custódia diz ainda que o homem por quem a jovem se apaixonará está mais próximo do que ela imagina. Beatriz fica transtornada com o que a cartomante lhe diz. Ela está noiva de Pedro (Sidney Sampaio), um badalado chefe de cozinha, com quem irá se casar em breve.

- O homem que cruza o caminho de Beatriz e muda sua vida é Dante (Reynaldo Gianecchini), um rapaz íntegro e honesto, que trabalha como taxista. Dante é casado com a alegre e batalhadora Clarice (Giovanna Antonelli), uma confeiteira de mão cheia. Os dois têm dois filhos e vivem felizes e em harmonia. Certo dia, depois de uma discussão com Pedro, Beatriz atravessa a rua sem olhar para os lados e é atropelada por Dante. É assim que os dois se conhecem. Passado o susto, eles começam a conversar e descobrem que estudaram juntos no colégio no qual a mãe de Dante era faxineira. Beatriz fica encantada com a gentileza e simpatia de Dante e o chama para sair. Ele diz que é casado e recusa o convite. Beatriz fica transtornada porque, até aquele dia, nenhum homem havia lhe dito não. Ela, então, decide procurar Custódia novamente e pede que a cartomante a ajude a conquistá-lo. Custódia, na realidade, é o anjo da guarda de Beatriz e não sabe mais o que fazer para salvar sua protegida das confusões que ela apronta. Cansada, Custódia pede que o arcanjo Gabriel (Erik Marmo) lhe dê uma missão mais fácil, mas ele a repreende. Gabriel abre um sebo em frente à boate de Beatriz para que Custódia acompanhe de perto os passos de sua protegida e cumpra sua missão.


- O casal Régis (Malvino Salvador) e Elvira (Nívea Stelman) também movimentou a trama de Sete pecados. Irmão de Dante, Régis é lutador de boxe e tem uma pequena academia. É namorado de Elvira e vive prometendo que os dois se casarão em breve. O romance dos dois é cheio de idas e vindas, mas no final da novela, acabam se entendendo definitivamente.







Produção:
-
Sete pecados teve cenas rodadas em Bariloche, na Argentina. O cenário principal da história, era a cidade de São Paulo. Ao longo da trama, o telespectador assistiu a seqüências rodadas em locais conhecidos da cidade como a Avenida Paulista, o Parque Burle Marx, o Museu do Ipiranga, o Mercado Municipal, os bairros da Liberdade, Lapa e Morumbi, entre outros.


- Foram necessárias duas cidades cenográficas para a realização de Sete pecados. As cidades ocuparam uma área em torno de 14 mil metros quadrados na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Em uma delas, a equipe reproduziu uma rua dos Jardins, bairro nobre da capital paulista. Para dar profundidade e mais realismo, a rua foi estendida virtualmente, utilizando imagens inseridas através do chromakey. Nesta rua, ficavam a boate de Beatriz, Naraka, o restaurante de Pedro, o ponto de táxi de Dante, a livraria dos anjos e o antiquário de Rodolfo (Juan Alba), além de outras lojas.

- A segunda cidade cenográfica de Sete pecados reproduzia a Vila Mariana, tradicional bairro de São Paulo. Ali ficavam as casas da família de Dante e de Nino (Flávio Migliaccio), a academia de boxe de Régis e a pizzaria Rei da Gula. Além das cidades cenográficas, a equipe também criou mais de 50 cenários de estúdio.

- As equipes de figurino e caracterização trabalharam juntas para seguir a orientação de Walcyr Carrasco e Jorge Fernando, autor e diretor de Sete pecados. Eles queriam que a novela retratasse de forma mais fiel possível os moradores de São Paulo. As equipes de figurino e caracterização foram às ruas da capital para reunir material para criação. Como a história também aborda temas como anjos e sociedades secretas, os figurinistas abriram mão de elementos reais para a criação do visual deste núcleo de personagens. O melhor exemplo é a misteriosa Ágatha (Cláudia Raia), que a cada cena parece estar saindo da passarela de um desfile.

- O figurino dos anjos de Sete pecados também merece destaque. O arcanjo Gabriel (Erik Marmo) usava sempre roupas confortáveis e de cor branca. Calças de elástico, sandálias e batas eram as roupas preferidas. Os anjos da guarda Custódia e Berenice sempre se vestiam com roupas de tons claros.

- Uma das protagonistas da trama, Beatriz, reunia, em sua forma de se vestir, os sete pecados capitais. Rica e extremamente vaidosa, faz questão de mostrar poder sempre que pode. Por isso, além das atitudes, ostentava roupas e jóias caras.







Curiosidades:
- A personagem Ágatha estava sempre acompanhada de um casal de gatos siameses. Na trama, eles ganharam os nomes Isis e Osíris. Na vida real, os gatinhos se chamavam Serena e Clark, respectivamente. Nas gravações, os dois estavam sempre acompanhados da dona e instrutora de animais Flávia Scheleder, também responsável pelo papagaio da personagem Otília. A equipe de produção de arte comprou um novo poleiro especialmente para a ave. Enquanto isso, na casa de Dante, seus filhos Laerte (Tiago Salomone) e Isabel (Marina Ruy Barbosa) tratam o cachorro Bibi como o irmão mais novo. O cãozinho, na realidade, chamava-se Flanelinha e, com um ano e meio, já havia participado de algumas produções da TV Globo. Sua última participação foi na novela Pé na jaca (2007).

- Fizeram uma participação especial em Sete pecados o ginasta Diego Hypolito, o pugilista Popó, os músicos Cláudio Zoli, Zelia Duncan e Marina Elali e a vedete Virginia Lane. Todos representaram eles mesmos na trama.


Merchandising social:
- Sete pecados discutiu o alcoolismo através da personagem de Valéria (Sofia Torres). A personagem de Gabriela Duarte, professora, organizava palestras na escola sobre Aids e Dengue, divulgando informações sobre as doenças.



Nenhum comentário: