sexta-feira, 3 de junho de 2011

Nívea Stelmann em dia com o seu corpo: Ela revela como divide o tempo para manter a silhueta impecável




Fonte: site http://corpoacorpo.uol.com.br




A atriz só tem motivos para comemorar: acaba de completar mais um ano de vida, quase ao mesmo tempo em que ganhou um papel de destaque na novela das sete, Morde & Assopra, da Rede Globo. Para completar a felicidade, a morena está com o coração preenchido e vive um mar de rosas na vida amorosa desde que assumiu de vez o namoro com o craque Elano. Nesta reportagem, Nívea revela que apesar do pouco tempo disponível por causa das gravações, consegue acompanhar o filho na maioria das atividades do dia e ainda incluir musculação, pilates, aulas de balé e massagens na sua rotina para estar com este corpo de dar inveja a qualquer mulher!


Mamãe nota dez

Como acontece com toda mãe que tem dupla jornada, a rotina da atriz não é diferente da nossa, que somos simples mortais. Tendo ou não gravações da novela de manhã, ela pula da cama às 5h30, diariamente, só para acordar o filho Miguel, 6 anos, tomar café da manhã com ele e levá-lo até a escola. "Depois desse momento é que meu dia começa, literalmente, e isso independe do horário em que fui dormir na noite anterior", comenta.

Acostumada a acordar cedo, Nívea não reclamou quando veio para São Paulo fazer as fotos do perfil da Corpo a Corpo. "Segui a rotina normal. Passei o início da manhã com ele e, depois da aula, como já é costume, minha mãe o apanha no colégio e o acompanha no restante das atividades do dia. Embora eu sempre dê um jeito de surpreendê-lo quando tenho alguma folga durante as gravações", revela.

Bem, isso quer dizer que no quesito "mãezona", ela ganha disparado. "Nota dez, eu não diria, mas mãe coruja, disso eu não tenho dúvidas", entrega, rindo. "A minha vida gira em torno da dele, e nunca o contrário. Até hoje sempre consegui adaptar os meus horários aos dele e nunca tive problemas. Acho que toda mãe faz isso, independentemente da área em que trabalha. Esse jogo de cintura é essencial", garante.

E é exatamente depois de deixar Miguel na escola que o dia de Nívea começa. "Infelizmente não tenho uma rotina regrada quando estou gravando. Depois de deixar meu pequeno na escola, ou eu vou para o Projac gravar ou aproveito esse tempo para fazer tudo o que posso", entrega. E é mesmo, pois a atriz, nas horas vagas, faz desde musculação em uma academia perto da sua casa até aulas de pilates em um estúdio na sua rua. Além disso, ela revela que conseguiu montar um estúdio de balé em sua casa e também comprou a própria maca para as massagens que faz.


Várias modalidades

"Acho que quando queremos fazer alguma atividade física, a preguiça nunca pode falar mais alto. Por isso mesmo, procuro malhar perto de casa e tenho a facilidade de levar os profissionais para lá - como é o caso da professora de balé e da massagista", entrega.

Quando está gravando a novela, a atriz reconhece que tem menos tempo do que gostaria para se dedicar à atividade física. Mas ainda assim não desiste! "Eu faço uma personagem (Lavínia) que é uma mulher supervaidosa, magra... Eu não posso aparecer na TV gorda. Por isso me cuido", admite.

Como? Acordando mais cedo ou dormindo mais tarde para treinar. Se tiver 30 minutos de folga, é justamente nesse tempo que vai malhar. E cada minuto a mais é motivo para comemoração. Mas nem sempre tem uma agenda tão regular para encaixar os afazeres. "Por isso mesmo, não me fecho para uma única modalidade. Como dependo de outros profissionais que podem estar ocupados quando eu preciso, faço o que dá." Sem rotina específica na vida profissional, a morena também não consegue manter uma disciplina nas atividades. "Não tenho algo como: segunda eu pratico isso; na terça, aquilo; e por aí vai. Não tenho como me programar. Faço o que meu período de folga me permite e está ótimo. Só para você ter uma ideia, nesta semana não consegui fazer nenhuma aula de balé, pois tenho saído muito cedo e chegado tarde em casa. A massagem, eu só fiz porque ela aceitou me atender depois das 23 horas", justifica. Por sinal, esse é o único hábito que Nívea não dispensa e o realiza pelo menos três vezes por semana, mesmo que nesses horários não convencionais.


Um sonho antigo

Mesmo com pouco tempo para se dedicar à prática como gostaria, Nívea diz que começou a fazer balé aos 5 anos e parou na fase adulta. "Sempre tive vontade de voltar, mas como não tinha tempo para entrar em um estúdio e fazer aulas regularmente, a saída foi montá-lo na minha própria casa. Não sou profissional nem tenho essa pretensão. Mas me realizo com a atividade e é o que me dá prazer. Então, pensei: por que não fazer algo para mim?" 

A atriz pratica a modalidade para manter o corpo, a postura, a elasticidade, além de ganhar presença de palco como atriz. "Ainda assim, prefiro fazer a minha aula fechada, sem público, somente eu e a professora, pagando os micos que tiver de pagar", entrega, rindo. Um conselho da Nívea para você, leitora: "Faça atividades que lhe deem prazer. Imagine chegar do trabalho exausta e praticar uma modalidade só por obrigação. Não dá resultado. E ainda abre brecha para a desistência".


Lei da compensação

Se para treinar, Nívea assume que não tem uma rotina rígida, na alimentação não é diferente. "Eu procuro manter uma alimentação saudável, sem gorduras. Meu cardápio tem todos os grupos alimentares: bons carboidratos, proteína magra, gorduras boas, muitas frutas e verduras, tanto para mim quanto para o Miguel", comenta a atriz, que sempre que pode vem a São Paulo para se consultar com a nutróloga Cristiane Coelho Ognebene. "Acredito que todo mundo sabe o que engorda. Mas se em uma noite eu vou a um jantar e como um profiterole de sobremesa, é claro que tenho a consciência de que preciso segurar a onda no dia seguinte", afirma.

Para compensar, ela almoça e janta uma salada farta com grelhado e treina mais pesado do que o habitual. "Posso ter a genética boa, mas a lei da gravidade chega para todas. Ou eu mantenho a boca fechada e malho todos os dias ou, mais cedo ou mais tarde, vou engordar. Não tem jeito." "Eu sempre brinco que para emagrecer não tem segredo: é fechar a boca e sair correndo. Até eu que não sou fã de corrida, se sinto que não estou conseguindo agendar os treinos como deveria, pois me falta tempo, não dá outra: vou para a rua correr", revela.

"Por outro lado, como tenho uma criança em casa, é claro que na despensa tem biscoitos recheados, chocolates e outros doces. Faz parte. Mas nem por isso vou assaltar os docinhos do meu filho, né?", finaliza.





"A minha personagem (Lavínia) é supervaidosa, magra... Não posso relaxar e aparecer na TV gorda. Por isso eu me cuido"


Dançando conforme a música

Ao lado, a atriz como Ranya, em O Clone, (2001), quando aprendeu dança do ventre. Abaixo (2007), praticou boxe para viver Elvira, em Os Sete Pecados
A atriz faz o tipo que nada conforme a maré, dependendo do trabalho que esteja fazendo. "Quando participei da novela O Clone, fiz aulas de dança do ventre; em Sete Pecados, pratiquei muay thai. Também fiz uma peça de teatro, cuja personagem era uma trapezista. E aqui vale a ressalva: meu corpo ficou incrível, pois essa modalidade trabalha muito a flexibilidade e a musculatura. Fiquei toda tonificada", afirma. Se bem que para ela, o pilates também é uma modalidade que revolucionou as suas curvas. "Sinto meu abdome bem mais definido, pois é requisitado o tempo todo", garante a atriz, que faz a modalidade há um ano.



Nenhum comentário: