domingo, 19 de junho de 2011

Nívea Stelmann: 'Não perdoo uma agressão'




Fonte: site http://odia.terra.com.br




Por Regina Rito


Rio - Nívea Stelmann tem vivido em ‘Morde e Assopra’, novela de Walcyr Carrasco, a realidade de muitas mulheres que sofrem violência doméstica. Aos 37 anos e 18 de carreira, a atriz está sentindo na pele o drama de sua personagem Lavínia, ex-garota de programa que apanha calada do marido milionário, Oséas (Luis Mello). Mãe de Miguel, 6 anos, e namorada do jogador Elano, 30, Nívea conta à coluna que jamais perdoaria uma agressão: “Eu iria diretamente para a delegacia denunciar o agressor”.



O público tem reagido com a violência que Lavínia sofre em casa? “O público fica revoltado e isso é muito bom. Sinal de que muita gente se incomoda com a violência contra a mulher”.

Tem ouvido muitas histórias nas ruas? “Sim, em qualquer lugar que eu vá, escuto uma história diferente. É sempre um vizinho, uma amiga... mesmo quando acontece com a pessoa, ela não admite. Sinto que ainda existe uma resistência, vergonha ou medo das mulheres em assumirem que aquela história aconteceu com elas”.


As pessoas te param para dar conselhos? “Elas sempre se aproximam e dão conselhos, mas quem comanda o destino dela na trama é o autor”.

Por vários motivos, as mulheres omitem e até morrem por não denunciarem os parceiros agressores. O que falta para elas tomarem coragem e agir? “Muitas dependem financeiramente dos homens, outras não querem expor a família por causa dos filhos. A grande maioria sente uma vergonha imensa. É um ato de muita coragem denunciar a agressão”.


Se você apanhasse de um namorado ou marido o que faria? Perdoaria? “Iria diretamente à delegacia denunciar o agressor. Para mim, agredir fisicamente é a mesma coisa que traição. Quem agride uma vez, provavelmente vai fazer novamente. Nesse assunto sou radical, não perdoo mesmo!”


Acha que a punição também vale para mulheres que batem nos parceiros? “Claro. Violência não pode existir de maneira alguma entre casais”.


Até quando acha que Lavínia vai suportar essa violência? “Só Walcyr pode responder, mas tenho certeza que ele esta preparando grandes surpresas”.


Quando acha que ela será feliz com o Fernando (Rodrigo Hilbert)? “Realmente não sei, mas torço por eles. A Lavínia merece ser feliz”.


Já se machucou gravando uma cena de surra? “Não, nunca. O Luis Mello é um grande ator, com muita técnica e experiência. Fazemos com que as cenas passem uma realidade muito grande, mas com todos os cuidados para que corra tudo bem”.


Seu filho Miguel assiste à novela? “Miguel assiste e ama a novela. Ele está acostumado a me ver na televisão e sabe que quem está ali não é a mamãe, mas a Lavínia. Ele entende a diferença”. 


Ele vai ter o irmãozinho que tanto te pedia. Está ansioso? “Estamos todos (risos). Estou muito feliz porque vou ganhar uma ‘filha’ também. Eu e a Ju (mulher de Mário Frias, ex da atriz) temos uma relação de muita amizade e ela me disse que, como ela cuida do Miguel, eu também vou cuidar da filha dela. Fico muito feliz com isso”.


Como você e Mário compartilham a guarda do Miguel? “Sempre tive a capacidade de entender que o filho precisa da atenção e do cuidado tanto da mãe quanto do pai. Por isso, eu e o Mário vivemos em função do Miguel, ele é a nossa prioridade. Não existe uma regra nem dia marcado, damos pra ele o nosso melhor e a nossa presença constante. Somos amigos e pretendemos ser sempre pela felicidade do nosso grande amor, que é o nosso filho. Não acho justo a mãe que usa o filho como moeda de troca depois que o casamento acaba”.


E você pretende ter mais filhos? “Já tive muita vontade, mas o tempo passou e o Miguel agora está com 6 anos, superindependente. Sou muito feliz por ser mãe dele. E completamente realizada”.

Como funciona o namoro à distância, você no Rio e o Elano em São Paulo? “Eu não namoro à distância, vejo o Elano mais do que imaginam”.


Ele tem ciúme da sua carreira? Assiste às cenas de beijo? “Somos cúmplices e torcemos pelo sucesso um do outro. Ele fica orgulhoso de ter uma mulher que trabalha muito e que é independente como eu. Ele é noveleiro, eu também adoro vê-lo jogar”.


Já tem projeto para depois da novela? “Há alguns anos já faço isso, termino uma novela e engato no teatro. Não consigo ficar parada. Amo trabalhar”.



Nenhum comentário: